Dom de Línguas.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009 |



1. Muitos dizem que não existem línguas “estranhas” ou ininteligíveis (não compreendidas pelo intelecto) na Sagrada Escritura:
Em Romanos 8,26: “o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis”
"Inefável", de fato, é aquilo que não pode ser expresso por palavras, não aquilo que não pode ser interpretado.
"Gemido", por sua própria definição, é algo que produz som. O gemido não é necessariamente um som baixo; "Gemer", segundo o dicionário, pode, inclusive, significar "dizer", "proferir" ou "cantar" com voz inarticulada.
Conclui-se, portanto, que os "gemidos inefáveis" são aqueles que não são expressos por palavras inteligíveis, mas sim por sons ininteligíveis, como se dá no caso da Renovação Carismática.
A passagem 1Cor 14,2 diz: “Pois aquele que fala em línguas, não fala aos homens, mas a Deus. Ninguém o entende, pois ele, em espírito, enuncia coisas misteriosas”.
Veja que a palavra espírito não se refere a psicologia humana (espírito de humor por exemplo), mas refere-se ao carisma como em “os espíritos dos profetas são sujeito aos profetas” (1Cor14,32); “a outros, o dom de discernir os espíritos” (1Cor. 12,10).
Jesus falava em parábolas e só entendia quem tinha o Espírito, quem estava com Deus, com o dom de línguas não é tão diferente, a pessoa deve se ‘abrir’ ao Espírito, Jo 6,63: “O espírito é que vivifica, a carne de nada serve. As palavras que vos tenho dito são espírito e vida.”
2. Alguns dizem que o dom de línguas serviria apenas para evangelizar aqueles de outros idiomas, como uma tradução.
Essa afirmação não tem suporte na Bíblia quando ela diz:
“Estando Pedro ainda a falar, o Espírito Santo desceu sobre todos os que ouviam a (santa) palavra.” (At 10,44) Ora Pedro estava se comunicando com eles normalmente, não precisava de dom de tradução, então daí veio o Espírito Santo e “eles os ouviam falar em outras línguas e glorificar a Deus” (v. 46). Ora, para que falar em línguas de outros idiomas se estavam todos comunicando-se normalmente?
Outro exemplo é de Paulo em Éfeso, em Atos capítulo 19, em que Paulo estava falando normalmente com discípulos (sem precisar de tradução), então Paulo impôs as mãos e: “o Espírito Santo desceu sobre eles, e falavam em línguas estranhas e profetizavam”.
Se existem línguas estranhas existe o dom de interpretação de línguas conforme: “Por isso, quem fala em línguas, peça na oração o dom de as interpretar.” (1Cor 14,13)
Acusam o movimento carismático e os pentecostais de pronunciarem palavras inventadas. Primeiro deve se verificar que há oração em línguas e falar em línguas, esse artigo não estuda isso, mas se mostra que deve haver uma oração em línguas: “porque não sabemos o que devemos pedir, nem orar como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inefáveis.” (Rm 8,26).
Se não sabemos como orar é porque convém que usemos os gemidos (sons) não entendíveis. Se existe o dom de interpretar é porque o dom línguas não é apenas falar outros idiomas.
No Compêndio de teologia mística e ascética: “o dom  das línguas, que, em São Paulo, é o dom de orar em língua estranha com certo sentimento de exaltação; falar várias línguas”.
A oração em línguas começa com a pessoa, pronunciando o som característico, que é imitado de alguém que já reza. Então, há pessoas que ainda não tiveram o dom de orar em línguas e tentam imitar alguém que já tem. É como imitar alguém rezando Pai Nosso, quem não fala minha língua, conseguirá até mesmo rezar algumas partes.
Uma reza mecânica, apenas mexendo os lábios sem a devoção ao Espírito Santo acaba sendo mesmo auto-sugestão. Se essa língua é dos anjos, ou seja, lá qual sistema alfabético desconhecido pelas pessoas, a Bíblia diz que não conhecemos tal linguagem:
"Assim também vós: se vossa língua só profere palavras ininteligíveis, como se compreenderá o que dizeis? Sereis como quem fala ao vento. Há no mundo grande quantidade de línguas e todas são compreensíveis." (1Cor 14,10)
Não devemos confundir com o dom de línguas (e que foi raro) avançado, no qual consta na biografia de alguns Santos, inclusive teve em Atos, em que eles ao evangelizar pagãos, estes escutavam em sua língua nativa. Em Atos 2 se repetiu porque havia muitos estrangeiros naquele lugar, e simbolizava também a Igreja indo a todos os povos conforme mais adiante explicado.
Ainda sobre pentecostes, em Atos mostra pessoas que parecem terem escutado coisas estranhas ou verem as pessoas em êxtase falando alto, reclamaram:
“Estavam, pois, todos atônitos e, sem saber o que pensar, perguntavam uns aos outros: Que significam estas coisas? Outros, porém, escarnecendo, diziam: Estão todos embriagados de vinho doce.”
(Atos 2,12-13)
3. O que a Igreja fala a respeito do dom de línguas?
Não devemos confundir com o que Santo Agostinho e o magistério da Igreja falam a respeito do dom de línguas, eles falam da representação simbólica e eclesial do dom de línguas para a universalidade da Igreja:
“A Igreja nascia no dom das línguas. As línguas significavam a multiplicidade e variedade dos povos, que ao longo dos séculos deviam entrar na mesma comunidade da Igreja de Cristo.”
(Papa João Paulo II, Homilia na Solenidade de Pentecostes. Em 7 de Junho de 1992.)
“Aquelas línguas faladas pelos que estavam repletos do Espírito Santo prefiguravam a futura Igreja, que haveria de estar entre as línguas de todos os povos.”
(Santo Agostinho, Sermão 271)
Observe que o magistério não costuma falar sobre o estudo de teologia mística nesses documentos, cuida apenas da parte eclesial, observe que nem mesmo os outros carismas são citados. Então ele explica apenas o sentido eclesial do dom de línguas.
O dom de línguas é também um dom carismático no qual Paulo conforme 1Cor 14: “hierarquia dos carismas”.
O magistério da Igreja então não falou especificamente sobre a oração de línguas, nem minuciosamente os carismas, há apenas em uma constituição do Concílio Vaticano II:
“O Espírito Santo (...) distribui também graças especiais* entre os fiéis de todas as classes, as quais os tornam aptos e dispostos a tomar diversas obras e encargos, proveitosos para a renovação e cada vez mais ampla edificação da Igreja, segundo aquelas palavras: «a cada qual se concede a manifestação do Espírito em ordem ao bem comum» (1 Cor. 12,7)”
(Lumen Gentium 12)
*mesmo termo que o catecismo usa ao se referir aos carismas.
Lembrando que cabe a Igreja julgar a autenticidade de tais dons.
4. Como saber se a oração em línguas que fazemos hoje é a mesma oração no novo testamento?
Pelos frutos se sabe se algo é de Deus. Se umas das funções do dom de línguas é abertura para outros dons, mas nem sempre é necessário o dom de línguas para tal abertura, e se os carismas que são proclamados pela comunidade reunida em oração edifica as pessoas, então isso é fruto de uma oração bem rezada no Espírito Santo.
Tenho visto que em grupos de oração da RCC reunidos, geralmente o Espírito Santo escolhe cerca de duas pessoas para comunicar a vontade de Deus para aquelas pessoas, ou determinada pessoa. Fica o dom de línguas mantendo sua característica de dom extraordinário porque ele escolhe quando e a quem comunicar algum dom carismático.
5. Os carismas e oração em línguas são fenômenos raros e não comuns?
São Paulo diz que TODOS aspiremos aos dons do espírito, e procuremos tê-los em abundancia, depois diz que todos que estão reunidos em oração pode proferir um cântico em línguas, ou seja, provavelmente a oração em línguas.

"Assim também vós: já que aspirais aos dons do Espírito, procurai tê-los em abundância, para a edificação da assembléia."
1Cor 14,12

"Quando estais reunidos, cada um de vós pode cantar um cântico, proferir um ensinamento ou uma revelação, falar em línguas ou interpretá-las."
1Cor14,26
Isso continua mantendo a característica de dons extraordinários. Já que não são tão extraordinários quanto outros fenômenos místicos como o êxtase, levitação, visões ou locuções interiores.
Caso alguém considerasse tão extraordinário (raros) esses dons, é como se São Paulo dissesse: "Assim também vós: já que aspirais ao “êxtase, levitação, visões ou locuções interiores”, procurai tê-los em abundância”. O que não tem cabimento, o dons possuem uma prática diferente, para edificação de uma assembléia reunida. Outros fenômenos como êxtases são para ajudar indiretamente na conversão de alguém e diretamente para a santificação pessoal.
Ninguém ensina dons, porque já temos o Espírito Santo desde o batismo, mas procuramos em espera suplicante que Deus conceda a alguém alguma graça, já que pentecostalmente o Espírito é derramado a todos (cf. Joel 3,2).
E a Lumen Gentium 12 diz: “O Espírito Santo (...) distribui também graças especiais entre os fiéis de todas as classes, as quais os tornam aptos e dispostos a tomar diversas obras e encargos”. Estamos sempre com obras e encargos na Igreja com o sentido realmente de renová-la.

“Graças ao movimento carismático, muitos cristãos, homens e mulheres, jovens e adultos, redescobriram Pentecostes como realidade viva e presente na existência cotidiana. Desejo que a «Espiritualidade de Pentecostes» se difunda na Igreja, como impulso renovado de oração, de santidade, de comunhão e de anúncio”.
(João Paulo II, Vésperas de Pentecostes, 29 Maio de 2004)


MINHA PORÇÃO DE CRIANÇA

domingo, 25 de outubro de 2009 |



É necessário termos essa visão de unidade entre os livros:
A Constituição Dogmática Dei Verbum, sobre a revelação divina nas Sagradas Escrituras, nos ensina que Deus, inspirador e autor dos livros dos Testamentos, dispôs tão sabiamente as coisas que o Novo Testamento está latente no Antigo, e o Antigo está patente no Novo.

Isso indica que há uma relação viva entre o Antigo e o Novo Testamento. E é também por isso que, às vezes, encontramos na Bíblia palavras ou expressões que parecem estar soltas, sem sentido naquele texto. Nessa hora, é preciso entender que existe uma ligação entre os textos e ficar atentos ao campo semântico a que essas palavras e expressões talvez pertençam.

Mas o que é campo semântico? É um grupo de palavras que se relacionam entre si, pois se ligam pelo sentido que representam. Por exemplo, quando dizemos um grupo de palavras como: multa, semáforo, pedestres, saberemos que essas palavras fazem parte do campo semântico do trânsito, pois elas se relacionam e adquirem sentido.

A ligação entre os textos acontece porque muitas expressões, em uma dada cultura, possuem um sentido específico que, em geral, não são compreendidas por pessoas de outro meio cultural. Por exemplo: em Minas Gerais (MG), se você disser a palavra trem, um mineiro vai entender que essa palavra é utilizada para fazer referência a várias coisas e não só ao meio de transporte com locomotiva e vagões. Se um estrangeiro chega a Minas e não conhece a cultura local, dificilmente vai entender o uso amplo que essa palavra possui nessa região do Brasil.

Da mesma maneira acontece com os textos bíblicos que possuem essas chamadas tradições lingüísticas. Algumas vezes, para entender uma passagem, precisamos recorrer a outro livro bíblico, a outro texto no qual teremos a explicação de alguma palavra, trecho ou expressão que não entendemos. Essa ligação entre os livros bíblicos faz com que o autor de um texto utilize um conhecimento prévio que já foi citado em outro livro, e que por isso, a compreensão total de uma passagem depende de outra.

Mas como identificar e entender essas tradições e ligações literárias na Bíblia? Nossas traduções, em geral, nos dão condições de encontrar essas passagens que se relacionam e explicam o texto que estamos lendo. Em algumas Bíblias, essas referências veem na lateral da página, em letras miúdas, indicando outras passagens bíblicas. Em outras traduções, essas referências estão na nota de rodapé.

Você pode ainda, consultar uma Chave ou Concordância Bíblica. Esses são livros que apresentam determinadas palavras e em quais lugares elas aparecem na Palavra de Deus. Você pode adquirir essas obras ou, de maneira mais prática, conferir se no final de sua Bíblia existe uma espécie de glossário bíblico que, muitas vezes, trazem a palavra a ser explicada, juntamente com algumas passagens nas quais essa mesma palavra se encontra.

Para entendermos as Sagradas Escrituras é necessário termos essa visão de unidade entre o Antigo e Novo Testamento e, sabendo disso, a Igreja orienta que nossas traduções nos deem esse aparato para melhor compreendermos a Bíblia.

Concluindo, completo a citação que abriu este artigo sobre a unidade de ambos os Testamentos, pois, apesar de Cristo ter alicerçado a nova Aliança no seu sangue (cfr. Lc. 22,20; 1 Cor. 11,25), os livros do Antigo Testamento, ao serem integralmente assumidos na pregação evangélica, adquirem e manifestam a sua plena significação no Novo Testamento (cfr. Mt. 5,17; Lc. 24,27; Rom. 16, 25-26; 2 Cor. 3, 1416), que por sua vez o iluminam e explicam.

Oba...oba. Copa 2014.

domingo, 18 de outubro de 2009 |


Oba, oba!!! Em tempos de crise mundial e principalmente crise brasileira, nosso país ira sediar uma copa do mundo de futebol.

Em 2014, saberemos o que vale mais para os administradores de nosso país, saberemos se o Brasil é o país do futebol ou se ele é o país da desigualdade social. É claro que os aproximados R$ 10 bilhões (fonte sobre os valores http://www.copa2014.org.br/noticias) não seriam capazes de entregar ao povo brasileiro a dignidade de ter um salário decente, este valor não acabaria com o analfabetismo, nem mesmo iria conceder moradia para todos os brasileiro. É um valor irrisório, se comparado aos rombos provocado por várias geração de administradores deste nosso país. Mas é um valor considerável, quando pessoas comem PALMAS no interior de Minas, quando muitos vivem SOB VIADUTOS nas grandes metrópoles e quando POLÍTICOS não estão nem ai para a opinião pública.

Não adianta nos iludirem com as afirmativas de que, serão verbas de instituições privadas, pois se é possível mobilizar este valor para o futebol. Então empresas, criem fundos para seus consumidores brasileiros. E nosso estado, incentive as empresas. Mas não basta falarmos é preciso fazer. Mas o que nós cristãos estamos fazendo?

Como cristão deveríamos defender sempre que o ser humano, possui mais valor que as coisas, instituições ou ideologias. Não basta abrir nossas Bíblias e pregarmos sobre o Cristo que salva. É preciso ação, atitude, ousadia e fé. Pois quantos milhões de cristãos estarão lotando os estádios brasileiro para torcer por nossa seleção, não recrimino o fato de ser torcedor ou de amar nosso país. A questão é: será correto a comunidade religiosa ficar fora de uma decisão tão marcante para nosso país? Será que as comunidades cristãs só serve quando o governo precisa?

Certo ou errado não é a discussão. Mas até quando viveremos calados e despreocupados com as injustiças que ocorre ao nosso redor?


sábado, 17 de outubro de 2009 |


  






O demônio tenta nos enganar de várias maneiras
Muitos cristãos, ao tomarem a decisão de seguir ao Senhor, pensam que vão ter uma vida mais tranquila. Mas a verdade é o contrário, pois o demônio não tem interesse em atacar os que não são seguidores de Cristo. Até mesmo os santos foram perseguidos. O interesse do maligno é colocar obstáculos na vida daqueles que decidiram seguir o Senhor.
Isso não é motivo de nos levar a uma crise. Não temos motivo para temer o inimigo, pois ele já foi derrotado. O demônio é que tem de ter medo de você, e a razão é simples: nós somos filhos e filhas de Deus, herdeiros do Reino. O maligno tem muita raiva, porque aquilo que foi dado a ele uma vez, agora é dado a nós. Ele tenta nos enganar de várias maneiras, mas tem uma técnica que ele usa frequentemente para nos atacar: é o desânimo, o desencorajamento. O desânimo não vem de Deus, sempre vem do inimigo, daquele que nos faz desistir de ir em frente.
Vamos olhar para São Pio de Pietrelcina. Quando um analista do Vaticano disse que ele era um psicopata, este santo entrou numa crise tremenda. Ele olhou para seus estigmas e se questionou se tudo era falso. Madre Teresa de Calcutá, no seu leito de morte, também viveu uma grande crise ao sentir o amor de Deus longe dela. O bispo teve de enviar um exorcista até ela e convencê-la de que aquele sentimento não vinha de Deus.
É muito normal que também nós vivamos esses momentos de crise. Seguir Jesus num momento de entusiasmo é fácil, mas continuar O seguindo nos momentos de sofrimento é difícil. O inimigo virá tentá-lo quando você estiver se sentindo fraco, cheio de medos, com raiva, ansiedade, tristeza. É nosso papel lutar contra essas táticas que ele usa para nos desanimar. A tática que ele também utiliza é nos apresentar meias verdades, porque o demônio é um mentiroso, enganador, trapaceiro. Ele nos apresenta algo que parece muito bom, quando, na verdade, é muito ruim.
O maligno diz que por causa dos seus pecados, você não consegue fazer nenhuma tentativa para ser mais santo. Muitas vezes nós pensamos que as tentações são somente relacionadas ao sexo, à raiva, aos sentimentos de ódios. Essas são grandes tentações. Mas temos de estar atentos a uma grande tentação que é não fazer a vontade de Deus.
O inimigo faz de tudo para que nós saiamos do caminho da vontade do Senhor. Ele ousou tentar Jesus a desobedecer ao Pai, quando O levou ao alto do monte e mostrou-Lhe as cidades, dizendo que elas pertenciam a Ele [Jesus]. A tentação do inimigo a Cristo era muito atraente. O Pai dizia para o Filho ir para a cruz e o inimigo pedia que Ele desobedecesse ao Pai e tomasse posse daquelas cidades. Mas Nosso Senhor Jesus Cristo diz: “Afasta-te de mim, satanás. Eu adoro somente ao Pai”.
Irmãos e irmãs, será uma luta até o fim de nossa vida, mas se nós usarmos as armas não precisaremos ter medo nenhum. A primeira arma é a Eucaristia. O inimigo treme diante da Eucaristia, porque ela é sinal de humildade. Jesus quis, por um momento, aniquilar a Si mesmo, entrando nas espécies do pão e do vinho para ficar perto de nós. Uma outra arma forte contra o inimigo é o Sacramento da Confissão. Este sacramento é mais poderoso do que a própria oração do exorcismo.
Momentos de desânimo podem acontecer em nossas vidas. Quando isso acontecer se agarre a Virgem Maria. Um jovem teve uma visão na qual ele precisava construir uma barco para atravessar o oceano. Enquanto ele construía este objeto as pessoas diziam que ele não iria conseguir e que ele não conseguiria vencer a fúria do mar. Até que aquele rapaz terminou de construí-lo e começou a remar em direção à longa jornada no oceano. Mas um amigo disse a ele: “Meu amigo, tenha coragem. Seja forte!” E aquele jovem olhou somente para aquele homem que estava dando força para que ele continuasse. E toda vez que ele sentia o desânimo se aproximar ele se lembrava daquelas palavras do amigo.
Muitos poderão nos chamar de doidos, de loucos, mas há uma Maria que está gritando em nossos ouvidos: “Boa viagem! Não tenhais medo do inimigo. Não desanimem porque a vitória é nossa. Uma vez que Jesus Cristo derrotou o inimigo, com o Senhor nós também o derrotaremos.” A Santíssima Virgem Maria nos diz hoje: “Eu estarei com vocês. Não tenham medo. Vão em frente. Vocês serão vencedores!”
Rogue pela intercessão da Mãe, clamando: Maria, nós cremos em Ti, porque Tu és nossa Mãe. Nenhuma mãe deixará o filho em perigo sem dar a ele uma mão, sem ajudá-lo. Maria, sabemos que Tu estás conosco, e por causa de Ti nos sentimos seguros.
Nossa Senhora nos diz: “Faça tudo o que Ele lhe disser. Vá em frente. Não desanime!
Lembre-se das palavras de Jesus: ‘Eu sou, porque nada é impossível para aquele que crê’”.
Frei Elias Vella
Franciscano conventual, líder da RCC na Ilha de Malta



Fonte:cancaonova.com

OLHA O QUE VOCÊ ESTA OUVINDO!!!

quarta-feira, 14 de outubro de 2009 |


Vejam sob uma ótica bíblica o significado da música POEIRA da IVETE SANGALO


O adversário de nossas almas (Satanás) é muito astuto e muitas vezes nos prepara armadilhas bem simples para todos nós. Uma destas é a MÚSICA.

Muitos conhecem bem o refrão da música, mas nunca parou para prestar atenção à letra. Trata-se da música: Poeira de Ivete Sangalo:

A minha sorte grande foi você cair do céu
Minha paixão verdadeira

É lindo teu sorriso,
O brilho dos teus olhos
Meu anjo querubim

Chegou no meu espaço mandando no pedaço
Um amor que não é brincadeira

Pegou me deu um laço
Danço bem no compasso, de prazer,
Levantou poeira

Vejamos os detalhes que passam despercebidos:

Foi você cair do céu: quem foi que caiu do céu? Apocalipse. 12:9 diz: "E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele."

Meu anjo querubim: isto confirma que está se referindo a um anjo e confirma que é Satanás,
pois descrevendo a Satanás antes de sua rebelião, Ezequiel. 28:14, 15 diz: "Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti. "

Chegou no meu espaço, mandando no pedaço: quem será que quis adoração só pra si? Querendo mandar em quem os anjos e humanos deviam servir.

Pegou me deu um laço: quem é descrito em 1 Pedro 5:8: "Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar. "

Precisamos estar atentos, pois o adversário tenta de todas as formas nos tragar. Precisamos sempre clamar e orar ao Senhor para continuarmos a sermos mais do que vencedores, e assim, jamais seremos abatidos se estivermos com o Sangue Poderoso do nosso Cristo Jesus sobre nossas vidas.

 
Havia um grande muro separando dois grandes grupos.
De um lado do muro estavam Deus, os anjos e os servos leais de Deus.
Do outro lado do muro estavam Satanás, seus demônios e todos os humanos que não servem a Deus.
E em cima do muro havia um jovem indeciso, que havia sido criado num lar cristão, mas que agora estava em dúvida se continuaria servindo a Deus ou se deveria aproveitar um pouco os prazeres do mundo.
O jovem indeciso observou que o grupo do lado de Deus chamava e gritava sem parar para ele:


- Ei, desce do muro agora... Vem pra cá!

 
Já o grupo de Satanás não gritava e nem dizia nada. Essa situação continuou por um tempo, até que o jovem indeciso resolveu perguntar a Satanás:
- O grupo do lado de Deus fica o tempo todo me chamando para descer e ficar do lado deles. Por que você e seu grupo não me chamam e nem dizem nada para me convencer a descer para o lado de vocês?
Grande foi a surpresa do jovem quando Satanás respondeu:

 
-
É porque o muro é MEU.
Nunca se esqueça: Não existe meio termo.
O muro já tem dono. Pense nisso !!!

O QUE É EFUSÃO DO ESPÍRITO SANTO?

segunda-feira, 12 de outubro de 2009 |


Numa reunião de oração verdadeiramente carismática, quando damos espaço para ação do Espírito Santo de Deus, o Pentecostes acontece e o Batismo no Espírito Santo faz com que os carismas se manifestem com o propósito de edificação da Igreja. Quando escutamos o que o Senhor está falando e colocamos em prática, encontramos consolo, alento, força e refúgio nos momentos de dificuldade e tribulação que passamos. Também iremos recordar as palavras na sagrada escritura que nos auxiliam e estaremos trilhando o caminho de santidade que tanto o Senhor nos pede, e assim veremos que Ele nos dá os meios para alcançá-la.
O Espírito penetra nas profundezas de Deus (1Cor 2,10-11), pois Ele é Deus e vem revelar a nós sua perfeita vontade. Dentro do ciclo carismático, falamos em nossos lábios com o auxilio do Espírito Santo - Silenciamos para escutar o que o Seu Espírito nos quer falar.
Os carismas - palavra de ciência - profecia - palavra de sabedoria - visualizações, acontecem para edificação da assembléia e nunca em proveito próprio, ou para vanglória pessoal. os carismas são "ferramentas" úteis para o crescimento do povo de Deus. O exercício dos carismas deve ser uma consequência natural de um grupo de oração que pratica o louvor e cânticos de júbilo inspirados, e assim criam um ambiente espiritual onde Deus encontra "espaço" para se revelar e manifestar sua graça.


(Grupo de Oração: ABA PAI - RCC)




GRANDE ENCONTRO DE LOUVOR NA PARÓQUIA SAGRADA FAMÍLIA...AGUARDEM!!!



REALIZAÇÃO UNIÃO DOS GRUPOS DE ORAÇÃO DA RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA DE PENÁPOLIS.



GRUPOS DE ORAÇÃO DE PENÁPOLIS:

ABA PAI: ENCONTROS AOS DOMINGOS, 19:30, COMUNIDADE N.Sª. APARECIDA,
GRUPO SAGRADA FAMÍLIA: ENCONTRO ÁS TERÇAS-FEIRAS, 20:00, IGREJA DA PARÓQUIA SAGRADA FAMÍLIA,
GRUPO PROVIDÊNCIA DIVINA: ENCONTRO ÁS QUARTAS-FEIRAS, 20:00, COMUNIDADE N.Sª. APARECIDA.

ABORTO... ABORTE ESTA IDEIA.
 


Um dos grandes problemas de nosso mundo é o aborto. Milhares de vidas são sacrificadas a cada dia por capricho, medo e irresponsabilidade. Uma criança não merece pagar pela falta de planejamento ou erro cometido por duas pessoas, pois a mulher tem o pleno direito sobre o corpo (claro que Deus é o detentor supremo!), mas a mulher não tem o direito sobre a vida da criança que está nela. A vida é um direito de todos. Já imaginou se seu pai ou sua mãe resolvessem te abortar? Eu não gostaria que isso tivesse acontecido e creio que você também não. Venha nos ajudar a divulgar a vida!!!!